Páginas

sábado, setembro 16, 2006

Selos com Matemáticos Famosos

Buffon

Foi um cientista muito importante na área da História natural, mas também foi um muito interessado na Matemática o que o levou a estudar esta ciência. As suas experiências causaram muita discussão sobre probabilidades.
Com 20 anos de idade descobriu o teorema binomial.
Correspondeu-se com Cramer sobre máquinas, geometria, probabilidades, teoria de números, equação diferencial e cálculo integral.
No seu primeiro trabalho Sur le jeu de franc-carreau, sobre a teoria das probabilidades, introduziu diferenciais e cálculos integrais. Depois escreveu Théorie de la terre e veio a ser um importante cientista de História natural com grande influência neste campo.
A sua fama matemática vem da experiência que realizou sobre a probabilidade de palitos que atirados para trás do seu ombro para um chão de azulejos, cruzarem as linhas dos azulejos. A discussão surgida entre os matemáticos a propósito desta experiência ajudou a compreender o conceito de probabilidade.

sábado, setembro 09, 2006

Frases Célebres

A Mecânica é o paraíso das ciências matemáticas, porque através dela atingimos os frutos da Matemática.
Leonardo da Vinci

Ilusões de Óptica

O que vês? Duas mulheres ou uma face demoníaca?

sexta-feira, setembro 01, 2006

Selos com Matemáticos Famosos

Bolzano

Bernard Bolzano, liderou o cálculo do conceito infinitésimal.
Bolzano foi um filósofo, matemático e teólogo que deu significantes contribuições tanto ás matemáticas como á Teoria da Ciência, em alguns aspectos constitui um interessante precedente da lógica matemática. Em sua obra póstuma "Paradoxos do infinito" apresenta conceitos que aparecem como uma antecipação da Teoria de Cantor acerca dos números transfinitos.
Bolzano ingressou na faculdade de filosofia na Universidade de Praga em 1796, estudou filosofia e matemática. Em metafísica Bolzano opõe-se a Kant, reivindicando o carácter construtivo, e não simplesmente regulativo de algumas ideias metafísicas como as relativas a Deus e à mortalidade da alma.
Por interessantes que sejam as especulações metafísicas e teológicas de Bolzano é hoje acordado que a mais importante e influente contribuição de este pensador se encontra nas suas ideias sobre lógica e teoria do conhecimento.
Bolzano influenciou sobre muitos que tentaram depurar a lógica de todo psicologísmo e fundá-la na análise de preposições. Segundo Bolzano, a lógica tem como missão estudar as proposições como tales, quer dizer as proposições em si. As proposições são enunciados mediante os quais se declara que algo é ou não é, com independência de que seja verdadeiro ou falso.
Bolzano, adiantou-se aos analistas rigorosos do século XIX, a saber: no conceito de função continua e na demonstração de suas propriedades, no critério de convergência de séries, e na existência de funções continuas sem derivadas; mas por haver publicado seus escritos de análise em Praga, cidade então provida dos centros científicos , o de permanecer inéditos, como sua importante Teoria de Funções, que apareceu em 1930, a influência de suas ideias foi escassa.