sexta-feira, setembro 01, 2006

Selos com Matemáticos Famosos

Bolzano

Bernard Bolzano, liderou o cálculo do conceito infinitésimal.
Bolzano foi um filósofo, matemático e teólogo que deu significantes contribuições tanto ás matemáticas como á Teoria da Ciência, em alguns aspectos constitui um interessante precedente da lógica matemática. Em sua obra póstuma "Paradoxos do infinito" apresenta conceitos que aparecem como uma antecipação da Teoria de Cantor acerca dos números transfinitos.
Bolzano ingressou na faculdade de filosofia na Universidade de Praga em 1796, estudou filosofia e matemática. Em metafísica Bolzano opõe-se a Kant, reivindicando o carácter construtivo, e não simplesmente regulativo de algumas ideias metafísicas como as relativas a Deus e à mortalidade da alma.
Por interessantes que sejam as especulações metafísicas e teológicas de Bolzano é hoje acordado que a mais importante e influente contribuição de este pensador se encontra nas suas ideias sobre lógica e teoria do conhecimento.
Bolzano influenciou sobre muitos que tentaram depurar a lógica de todo psicologísmo e fundá-la na análise de preposições. Segundo Bolzano, a lógica tem como missão estudar as proposições como tales, quer dizer as proposições em si. As proposições são enunciados mediante os quais se declara que algo é ou não é, com independência de que seja verdadeiro ou falso.
Bolzano, adiantou-se aos analistas rigorosos do século XIX, a saber: no conceito de função continua e na demonstração de suas propriedades, no critério de convergência de séries, e na existência de funções continuas sem derivadas; mas por haver publicado seus escritos de análise em Praga, cidade então provida dos centros científicos , o de permanecer inéditos, como sua importante Teoria de Funções, que apareceu em 1930, a influência de suas ideias foi escassa.

Sem comentários: