Páginas

sábado, agosto 12, 2006

Selos com Matemáticos Famosos

Arquimedes


Nasceu em 287 a.C., em Siracusa, e morreu em 212 a.C.
Muito novo mudou-se para Alexandria onde travou relações com muitos sábios que trabalhavam no aperfeiçoamento da Matemática, seguindo a via aberta por Euclides.
Desenvolveu a mecânica, tendo inventado máquinas para a defesa de Siracusa como por exemplo sistemas de roldanas, a catapulta (com base na alavanca) e o espelho de queimar (espelhos parabólicos de bronze que concentravam os raios solares).
O seu teorema mais famoso, é chamado princípio de Arquimedes: “Um corpo mergulhado num líquido sofre uma impulsão vertical de baixo para cima igual ao peso do líquido deslocado.”
Dos seus trabalhos matemáticos destaca-se a medida do círculo, no qual considerou a medida de p (pi) = 3 e 1/7 que obteve através da circunscrição e inscrição de um círculo com polígonos regulares de 96 lados.
Provou vários resultados geométricos entre os quais que o volume da esfera é dois terços do volume do cilindro circunscrito (Ve = 2/3 Vc).
Ele considerou esta como a sua mais importante realização pelo que mandou gravar no seu túmulo a representação de um cilindro circunscrevendo uma esfera.

Sem comentários: