Páginas

sexta-feira, novembro 10, 2006

Selos com Matemáticos Famosos

D'Alembert

D’Alembert cresceu em Paris, no ano de 1741 foi admitido na Academia de Ciências de Paris, onde trabalhou pelo resto de sua vida. Foi amigo de Voltaire. Ajudou a resolver a controvérsia em física sobre a conservação da energia cinética melhorando a definição de Newton da força em seu "Tratado de Dinâmica" (1742), que articula o princípio da mecânica de D’Alembert. No ano 1744 aplicou os resultados obtidos no equilíbrio e movimentos de fluidos. Foi pioneiro no estudo de equações diferenciais e pioneiro no uso delas na física. Foi um dos primeiros a compreender a importância das funções e neste artigo definiu a derivada de uma função como o limite dos quocientes dos incrementos. Na realidade escreveu a maior parte dos artigos matemáticos num trabalho, volume 28.
D’Alembert foi quem mais se aproximou de uma definição precisa de limite e de derivada. Mas na realidade toda a dúvida se desvanecia perante o êxito das suas aplicações, de maneira que o cálculo infinitesimal, mais que um ramo da Matemática, se convertia numa espécie de donzela da ciência natural, num auxiliar muito valioso. D’Alembert também estudou hidrodinâmica, mecânica dos corpos, problemas de Astronomia e circulações atmosféricas.
D’Alembert teve um grande número de ofertas na vida. Teve uma oferta de Frederick II para ir a Prússia como presidente da Academia de Berlim. Também teve um convite de Catherine II para ir a Rússia como tutor de seu filho.

Sem comentários: